top of page
27 de agosto de 2016

12 2ª Caminhada Noturna Naturista em Montachique

A Associação Pensamentos ao Vento promoveu a 2ª Caminhada Noturna Naturista no Parque Municipal do Cabeço de Montachique. Agradecimentos à Câmara Municipal de Loures, na pessoa de todos os que nos auxiliaram a promover esta caminhada pelo segundo ano consecutivo.


Este ano a associação foi apanhada na curva com várias ocorrências que poderiam ter tornado este evento numa autêntica catástrofe em termos de organização. Mas a capacidade de improviso e boa disposição de todos os que participaram, reverteu todas essas ocorrências e tivemos uma excelente atividade.


Logo no início, em Ponte de Lousa, e apesar de, na semana anterior, termos verificado se o restaurante  estaria aberto, encontramos um papel na porta a indicar férias de 21 a  29 de agosto. O único restaurante aberto na localidade, e por uma

qualquer divergência entre os seus responsáveis (com acesa discussão) encerra no momento em que entramos. Verificadas as opções, rumamos até Lousa e nada de restaurantes. Por indicação de um habitante, seguimos para Venda do Pinheiro e entramos no primeiro estabelecimento aberto. Graças à grande simpatia dos colaboradores presentes e com a sua agilidade logística conseguimos degustar uma cataplana de tamboril do outro mundo. Pena não termos tido tempo de desfrutar condignamente da soberba refeição. Ainda assim saímos do restaurante com um atraso de trinta minutos face ao previsto e combinado para "apanhar" o último elemento inscrito que nos aguardava em Lousa na paragem do autocarro. E não é que em Lousa era dia de desfile etnográfico e encontro de ranchos folclóricos? Fila para sair de Lousa.


Finalmente chegámos ao parque com quarenta e cinco minutos de atraso. Parecia que as coisas se compunham, mas uma repentina indisposição de uma das participantes obriga ao seu regresso, mais o seu companheiro, até junto dos balneários, onde ficaram durante a caminhada dos restantes participantes.Assim, e ao longo de pouco mais de 4 km e cerca de duas horas, caminhámos pelos 32 hectares de floresta mediterrânea nos trilhos do Parque Municipal do Cabeço de Montachique.


Este ano sem luar, com quarto minguante e a lua a nascer só depois da meia-noite, mas com um céu deslumbrante pontilhado pelas constelações muito visíveis pela falta de luz artificial. Se no ano passado foi possível fazer a maior parte da caminhada sem lanternas, esta edição era impossível sem elas. No entanto, a fauna noturna brindou-nos com um concerto sublime ao longo de todo o percurso.No final, reencontro com a nossa participante adoentada, que se encontrava melhor, e o seu companheiro, ele repetente da atividade, ela estreante e triste por não ter conseguido participar em pleno. Desta vez, a temperatura esteve menos propícia à falta de roupas e a paragem final obrigou-nos a vestir para o bolo e chocolate quente que nos aguardava.


Esperamos conseguir no próximo ano repetir esta caminhada, que se está a tornar um clássico nas atividades da Associação Pensamentos ao Vento.


Lembramos que os participantes nesta caminhada têm a sua inscrição garantida e gratuita para o 2º Convívio Pedro Laranjeira, em outubro, com piscina e torneio de setas em ambiente naturista.

bottom of page